Acesso Sul começa a ganhar forma em Araranguá

Enquanto colhia fumo na tarde da última terça-feira, dia 6, o agricultor José Martins, de 49 anos, esforçava-se para acompanhar entre um intervalo e outro do laboro, a movimentação dos funcionários da empresa Confer Construtora, que retomou a pavimentação da rodovia municipal ARA 245, no bairro Santa Catarina, conhecida por Acesso Sul, que liga Araranguá a Balneário Arroio do Silva. A ordem para retomada da obra foi dada pelo prefeito Sandro Maciel (PT), que deu sinal verde para os trabalhos após receber os recursos do Governo do Estado que estavam atrasados.

Sem esconder o sorriso no rosto, seu José ilustra com exatidão o sentimento das mais de trinta famílias que residem naquela comunidade e aguardavam com ansiedade pela obra.

Com os olhos atentos para a rodovia que passa há poucos metros da propriedade rural onde o cultiva quatro hectares de fumo, o agricultor já vislumbra os benefícios que vai ter com o escoamento da safra e a valorização fundiária da área que passa agora a ser vista com bons olhos pelo mercado imobiliário. “A Construção do Acesso Sul é um sonho que lutamos há mais de 10 anos. Para quem vive na comunidade ela representa a chegada do progresso e a possibilidade de escoar melhor a produção, mas para a região representa um acesso à praia que na época de verão sofre com o trânsito intenso de turistas. Tá certo que são pouco mais de dois quilômetros, mas é só o começo, agora é preciso continuar fazendo,” contou o agricultor que é natural da localidade.

O projeto de pavimentação asfáltica foi elaborado pelo município e os recursos são provenientes de repasse do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). O valor total do contrato chega a quase R$ 2,5 milhões e os trabalhos estavam parados por falta de repasse do Governo do Estado. Com a situação regularizada, a Confer Construtora Fernandes, vencedora da licitação, já começou os trabalhos de topografia e ainda esta semana deve finalizar a base de acabamento explicou o secretário de Obras Afrânio Ronconi. Segundo ele, serão 2.200 metros de asfalto construído, restando apenas 2.500 metros a serem pavimentados até a divisa com Balneário Arroio do Silva. “A previsão é concluir a obra em pouco mais de 60 dias. Feito isso, Araranguá terá dado uma importante contribuição para mobilidade e turismo da região. Certamente haverão mudanças positivas em vários setores da economia, pois o novo acesso é sem dúvidas o caminho para o desenvolvimento”, explicou.

Fonte:Saulo Pithan/Revistaw3